• RESPONSABILIDADE COM O MEIO AMBIENTE
  • Entre em contato: Tel:. (46) 3527-1212

Imprensa


Etapas de Construção de um Poço Tubular Profundo

20/01/2020

Para você que está avaliando a possibilidade de construir um poço artesiano na sua propriedade, é importante que conheça cada passo da perfuração de poços tubulares profundos!
 
Projeto:
O primeiro passo é conhecer o local onde será realizada a perfuração, sendo necessária uma área de 6 metros de largura e 26 metros de comprimento. Vale ressaltar que o projeto inicial poderá sofrer alterações, interferindo na execução e custo da obra, devido fatores ligados à geologia do local.
 
Revestimento:
Durante a perfuração, ao atingir o topo da rocha cristalina, é necessária a confirmação de sua consistência para que o poço possa receber os tubos de revestimento, nos casos em que a rocha não apresenta a consistência ideal, poderá haver necessidade da extensão do tempo de confirmação de rocha para garantir ao poço qualidade e durabilidade.
 
Tubos Sanitários:
A utilização desses tubos é necessária para contenção de desmoronamento ou perda de fluido, também para isolamento sanitário devido à proximidade de fontes de contaminação.
 
Cimentação:
É importante realizar a cimentação do espaço entre as paredes do poço e o tubo de revestimento e na sequência a lage de proteção, para isolamento sanitário.
 
Bombeamento submerso:
A partir dos dados obtidos na perfuração ou no teste de vazão e da necessidade de volume de água, é possível dimensionar o equipamento de bombeamento submerso.
 
Para saber mais sobre como realizar a perfuração de um poço artesiano, fale conosco!

Fonte: Perfuribel